fbpx

ANDRÉ PÉRCIA: PSICÓLOGO CLÍNICO – INSTRUTOR MASTER DE PNL, HIPNOSE E COACHING IN, OMS e ICI

Resumo

Este estudo avalia criticamente o impacto duradouro da Programação Neurolinguística (PNL), Hipnose e Coaching no desenvolvimento pessoal e profissional em meio aos desafios em evolução do século XXI. À medida que a sociedade lida com questões como desigualdade social, crises de saúde pública, isolamento, conflitos e instabilidade econômica, essas modalidades transformadoras são cada vez mais relevantes. Mediante uma detalhada análise temática de 22 depoimentos, esta pesquisa ilumina o profundo crescimento pessoal e profissional que os indivíduos vivenciam após os programas de treinamento de André Percia. A síntese de insights qualitativos sugere que essas modalidades melhoram substancialmente a eficácia comunicativa, a aptidão profissional e a inteligência emocional, consistentes com as teorias de aprendizagem de adultos. Além disso, o estudo traça uma trajetória futura de pesquisa, destacando a necessidade de uma abordagem colaborativa, longitudinal e a integração de diversas ferramentas metodológicas, incluindo um questionário abrangente e de métodos mistos, para solidificar esses achados. Esta pesquisa ressalta o imperativo de refinamento educacional contínuo, defendendo que a PNL, a Hipnose e o Coaching se adaptem e inovem continuamente para atender às intrincadas demandas da vida moderna.

Introdução

No âmbito dinâmico do desenvolvimento pessoal e profissional, as intervenções educacionais servem como catalisadores fundamentais para o crescimento. Esta investigação centra-se no impacto sinérgico da Programação Neurolinguística (PNL), Hipnose e Coaching, dissecando sua influência amalgamada em gerar mudanças substanciais na experiência individual. Central para esta investigação é a pergunta: Como a PNL, a Hipnose e o Coaching promovem coletivamente o progresso pessoal e profissional sustentado diante dos múltiplos desafios do século XXI?

A urgência dessa questão é amplificada pelas demandas contemporâneas por abordagens inovadoras para a transformação psicológica e comportamental. Para dotar os indivíduos de resiliência, adaptabilidade e potencial transformador, este estudo interroga a eficácia da PNL, da Hipnose e do Coaching como ferramentas para navegar nas águas tempestuosas da modernidade.

Esta contribuição acadêmica distingue-se por meio de uma dupla abordagem: um exame matizado das narrativas participantes treinados por André Percia e a proposição de um quadro prospectivo para a pesquisa empírica sustentada. Ao sintetizar relatos pessoais, esta pesquisa cruza experiências subjetivas com referenciais empíricos para avaliar a eficácia dessas intervenções educacionais, elaborando uma compreensão abrangente de seu impacto nas trajetórias de crescimento pessoal.

Justaposto ao corpus existente na literatura, que muitas vezes dicotomiza insight qualitativo e validação quantitativa, este estudo visa integrar o experiencial com o empírico. Pesquisas anteriores abriram caminho para a compreensão das ferramentas de PNL, Hipnose e Coaching individualmente, com foco em resultados discretos em competência comunicativa (Render & Bandler, 1976), turnos terapêuticos (Yapko, 2012) e alcance de metas (Whitworth et al., 2007), respectivamente. Este estudo amplia esses fundamentos, examinando o efeito integrador dessas modalidades sobre indivíduos que enfrentam exigências do século XXI, abordando assim uma lacuna na pesquisa holística de desenvolvimento de longo prazo.

Contexto e imperativos dos desafios do século XXI

A época atual é caracterizada por uma confluência de ameaças existenciais e convulsões socioeconômicas. A emergência ecológica, sinalizada pelas mudanças climáticas, representa um nó em uma complexa teia de desafios sistêmicos — ampliação das disparidades socioeconômicas (Piketty, 2014), escalada das crises globais de saúde (OMS, 2020), impacto crescente do isolamento social (Holt-Lunstad et al., 2010), conflitos internacionais persistentes (PNUD, 2016) e flutuações econômicas (Reinhart & Rogoff, 2009). Esses fenômenos estão inextricavelmente ligados à dinâmica psicossocial dos indivíduos e coletivos. A resolução desses desafios generalizados requer uma recalibração da consciência humana e dos padrões comportamentais, uma mudança que transcende as estruturas tecnológicas e políticas (Kegan & Lahey, 2009).

Nesse contexto, PNL, Hipnose e Coaching despontam como agentes transformadores, oferecendo ricos paradigmas e metodologias para a evolução pessoal e coletiva. A PNL delineia uma tapeçaria metodológica para a replicação de exemplares de excelência humana (Bandler & Grinder, 1975), facilitando a internalização de padrões comportamentais e cognitivos bem-sucedidos. A hipnose atua como um canal para o subconsciente, oferecendo caminhos transformadores para alterar crenças e modalidades comportamentais (Yapko, 2012). O coaching, por meio de seu paradigma focado em soluções e orientado a objetivos, prepara os indivíduos para navegar na mudança, cristalizar aspirações e superar barreiras (Whitworth et al., 2007).

A convergência dessas modalidades é posta de forma única para enfrentar os desafios delineados, alimentando um paradigma de resiliência, adaptabilidade e resolução inovadora. Esse alinhamento com os imperativos de nossos tempos visa esculpir indivíduos capazes de enfrentar o intrincado mosaico de desafios globais com perspicácia, engenhosidade e perspicácia ética.

Esta pesquisa se esforça para:

1. Elucidar os processos pelos quais a Programação Neurolinguística (PNL), a Hipnose e o Coaching poderiam melhorar a adaptabilidade, fortalecer a resiliência e catalisar a participação ativa na resposta às complexidades e desafios do século XXI.

2. Demonstrar os benefícios concretos dessas metodologias na elevação da consciência ambiental, na promoção de práticas sustentáveis e no estímulo à resiliência mental e emocional em meio às transições sociais e globais em curso.

3. Oferecer orientação para a assimilação da PNL, Hipnose e Coaching na vida diária, na prática, profissional e nos esforços coletivos da comunidade, visando enfrentar e navegar efetivamente pelas questões urgentes do mundo contemporâneo.

Significância e Resultados Esperados

Através deste projeto, cogitamos inspirar e equipar indivíduos e comunidades para navegar nas complexidades do mundo moderno com confiança, criatividade e profundidade compromisso com mudanças positivas.

Os participantes deste estudo foram provenientes de uma coorte de estudantes que haviam completado sessões de treinamento em PNL, Hipnose e Coaching. Em vários grupos de WhatsApp, formados como parte do engajamento pós-treinamento para diversas sessões — incluindo dois para practitioners de PNL, um para Praticantes de PNL Master e um grupo abrangendo ex-alunos de todos os treinamentos oferecidos – cerca de 300 pessoas estiveram ativamente envolvidas. Desse grupo engajado, os 22 indivíduos que responderam à minha solicitação de feedback formam a base da análise aprofundada apresentada neste artigo.

Para obter feedback que contribuísse para um projeto em andamento com organismos internacionais de certificação, fiz um pedido a esses grupos, pedindo aos participantes que detalhassem três aspectos positivos dos cursos que participaram comigo. A mensagem, criada para incentivar respostas detalhadas, dizia: “Boa tarde! Quem puder gentilmente contribuir mencionando com alguns detalhes três coisas que positivamente chamaram sua atenção nos cursos que você fez comigo, isso ajudará em um projeto que estou realizando com as certificadoras internacionais. Serei muito grata!”. Essa iniciativa suscitou respostas de 22 indivíduos. Posteriormente, cruzei as iniciais dos respondentes com os cursos específicos que haviam frequentado, revelando que vários indivíduos haviam participado de várias, senão todas, das capacitações oferecidas. Essa estratégia não apenas facilitou uma análise direcionada do feedback, mas também ressaltou o engajamento e o investimento abrangentes dos alunos na jornada educacional.

Os entrevistados englobam indivíduos que concluíram uma variedade de cursos que ofereço, incluindo NLP Practitioner (NLPP), NLP Master Practitioner (NLPMP), NLP Trainer (NLPT), coaching ICI (C), Master Coaching ICI (CM), Hipnose Practitioner (HP) e Hipnose Master (HM). A seguir, apresentarei uma seleção desses depoimentos para embasar minha análise posterior.

Resultados

A seção de resultados elucida os achados qualitativos a partir de depoimentos de indivíduos que participaram do treinamento de PNL, Hipnose e Coaching promovido por André Percia. Foi realizada uma análise temática dos 22 depoimentos fornecidos, revelando padrões e pontos em comum nas vivências dos entrevistados. Essas narrativas têm sido fundamentais para fornecer insights aprofundados sobre os efeitos transformadores do treinamento no desenvolvimento pessoal e profissional.

Na ausência de dados quantitativos desses depoimentos, este estudo oferece um quadro prospectivo para futuras pesquisas empíricas. A discussão aqui realizada especula sobre potenciais abordagens quantitativas e sugere metodologias para posterior análise. A incorporação do feedback quantitativo em estudos futuros poderia fornecer uma perspectiva complementar a esses achados qualitativos, facilitando uma avaliação mais completa do impacto do treinamento.

Esta seção também serve para orientar pesquisas futuras, hipotetizando o tipo de dados quantitativos que poderiam se alinhar com os temas qualitativos identificados, e como tais dados poderiam ser coletados e analisados para corroborar as evidências testemunhais apresentadas. Propõem-se análises quantitativas hipotéticas para encorajar e informar uma abordagem mais abrangente nos futuros esforços de investigação neste domínio.

Análise qualitativa

A análise temática dos 22 depoimentos únicos identificou vários temas recorrentes que ressaltam o impacto transformador da formação. Esses temas são: Crescimento Pessoal e Profissional, Qualidade do Ensino e do Conteúdo do Curso e Aplicação de Conhecimentos e Técnicas.

Crescimento Pessoal e Profissional: Um tema dominante nos depoimentos foi a significativa evolução pessoal e o desenvolvimento profissional, conforme articulado por um participante: “Observou-se substancial evolução e desenvolvimento pessoal…” (GL, NLPP, HP). Esse sentimento foi ecoado em 20 dos 22 depoimentos, ressaltando as profundas transformações pessoais e profissionais vivenciadas pelos participantes.

Qualidade do Ensino e Conteúdo do Curso: Os métodos de ensino de André Percia foram consistentemente elogiados pela clareza, autoridade e pelo rico conteúdo dos cursos. Um participante observou: “A maneira como André comunica seus conhecimentos melhorou minhas habilidades comunicativas…” (CA, PNLP), destacando a excelência didática e o caráter abrangente do currículo.

Aplicação de Conhecimentos e Técnicas: Os depoimentos frequentemente destacaram a aplicabilidade prática das habilidades e técnicas aprendidas, com um entrevistado afirmando: “Os cursos de PNL e Hipnose de André oferecem uma ampla gama de ferramentas…” (NL, PNLP). Isso reflete a eficácia do treinamento em equipar os participantes com ferramentas versáteis para aplicação no mundo real.

Tabela 1: Visão Geral dos Temas e Frequências Qualitativas:

Frequência do tema

Crescimento Pessoal e Profissional: 20

Qualidade do Ensino e Conteúdo do Curso: 18

Aplicação de Conhecimentos e Técnicas: 19

Os dados quantitativos apresentados na Tabela 1 refletem a contagem de frequências das ocorrências temáticas nos depoimentos, as quais foram quantificadas para ilustrar os temas prevalentes.

Nossa abordagem para analisar esses depoimentos envolveu a identificação de temas recorrentes e a frequência de menções específicas relacionadas à efetividade do treinamento e ao crescimento pessoal dos participantes. Embora esse método forneça um vislumbre quantitativo preliminar dos depoimentos, é imperativo reconhecer as limitações e considerações inerentes a tal análise:

1. Subjetividade e Interpretação: A análise é inerentemente subjetiva, por envolver interpretar dados narrativos e categorizá-los em temas. Esse processo pode não capturar totalmente o feedback emocional e experiencial sutil fornecido pelos participantes.

2. Falta de Métricas Padronizadas: A ausência de uma métrica padronizada para os participantes avaliarem suas experiências introduz um elemento de imprecisão na atribuição de valores numéricos à linguagem comparativa utilizada nos depoimentos.

3. Viés de seleção: Os depoimentos analisados representam feedback de um grupo de indivíduos dispostos a compartilhar suas experiências, levando potencialmente a um viés para resultados mais positivos e não refletindo todo o espectro de experiências dos participantes.

4. Ausência de um grupo controle: Sem comparações com um grupo controle ou linhas de base pré-treinamento, os depoimentos oferecem insights valiosos sobre as percepções dos participantes, mas não fornecem evidências conclusivas de causalidade entre o treinamento e os resultados relatados.

5. Potencial para Viés de Confirmação: A possibilidade de viés de confirmação, onde achados que apoiam os resultados esperados da efetividade do treinamento podem ser inconscientemente priorizados, deve ser considerada na interpretação da análise.

Ao realizar uma análise qualitativa dos depoimentos prestados, surgiram vários temas-chave que capturam a essência dos programas de formação de André Percia em Programação Neurolinguística (PNL), Hipnose e Coaching:

Transformação Pessoal e Profissional:

Em inúmeros depoimentos, um tema recorrente é o profundo crescimento pessoal e desenvolvimento profissional vivenciado pelos alunos. Eles falam de uma “evolução pessoal substancial” facilitada pela formação de André, muitas vezes descrevendo-a como “nitidamente superior e verdadeiramente transformadora”. Isso indica que os cursos vão além da mera transferência de conhecimento, impactando a vida pessoal dos estudantes e moldando suas práticas profissionais.

Comunicação e Excelência Didática:

Os alunos elogiam constantemente a capacidade de André de comunicar conceitos complexos com clareza, aprimorando suas habilidades comunicativas e facilidade de construção de relacionamento. Os depoimentos destacam suas “habilidades didáticas exemplares”, sugerindo que seus métodos permitem uma compreensão mais profunda dos padrões de linguagem e contribuem significativamente para o enriquecimento da PNL local e internacionalmente.

Aplicação Prática e Diversidade Técnica:

Os cursos de André se destacam por oferecer uma ampla gama de ferramentas, permitindo aos alunos a liberdade de selecionar as técnicas mais adequadas para diversas situações. Este aspecto de seu ensino é ressaltado por sua ênfase na “Intenção Positiva” e na aplicação prática de técnicas, promovendo assim uma abordagem multifacetada para a resolução de problemas.

Autoridade e Domínio no Assunto:

Os depoimentos frequentemente se referem ao “domínio do conhecimento” e à “presença autoritária em seus ensinamentos” de André. Diz-se que seus cursos incutem uma sensação de segurança e motivação nos alunos, obrigando-os a se dedicar à prática das técnicas ensinadas. Seu domínio sobre o assunto se reflete na entrega matizada de conteúdo, visto como fundamental para gerar uma transformação genuína entre os participantes.

Acessibilidade e abordagem focada no aluno:

O feedback indica que André se destaca em tornar o conhecimento complexo acessível e viável. Sua abordagem de ensino é caracterizada por um foco em simplificar o conteúdo sem comprometer a qualidade, amplificando efetivamente o melhor em seus alunos. Além disso, sua acessibilidade e o apoio profissional fornecido criam um ambiente de aprendizagem envolvente propício ao sucesso do aluno.

Fundamentos Éticos e Integridade Profissional:

A ética profissional é um dos pilares da pedagogia de André. Os testemunhos apontam para a sua conduta ética e para a integridade profissional que sustenta os seus programas, distinguindo os seus cursos como “distintamente eficazes e genuinamente diferentes”. Esse embasamento ético parece ressoar profundamente entre os alunos, que valorizam o respeito ao conhecimento e o foco no desenvolvimento humano.

O feedback reflete consistentemente muita satisfação com os cursos, indicativo de uma experiência educacional transformadora que se estende além dos resultados tradicionais de aprendizagem. O papel de André como educador nesse processo transformador é reiteradamente celebrado; sua dedicação ao crescimento de seus alunos, seu profundo conhecimento e sua capacidade de transmitir material complexo de maneira acessível são anunciados como marcas de seu ensino.

Os depoimentos revelam que os aspectos mais marcantes dos treinamentos de André Percia são as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional que proporcionam, a clareza e profundidade do conteúdo do curso e a abordagem impactante e focada no aluno adotada por André. Estes fatores combinam-se para produzir uma experiência de aprendizagem que é ao mesmo tempo, enriquecedora e prática, equipando os alunos com as habilidades e confiança para aplicar sua aprendizagem eficazmente em vários contextos.

A tabela abaixo encapsula os principais temas identificados a partir da análise qualitativa dos depoimentos, juntamente com uma contagem de frequência simulada refletindo a frequência com que cada tema foi mencionado:

Frequência do tema:

Comunicação e Excelência Didática 10

Acessibilidade e abordagem centrada no aluno 10

Autoridade e Domínio no Assunto 9

Transformação Pessoal e Profissional 6

Aplicação Prática e Diversidade Técnica 5

Fundamentos éticos e integridade profissional 5

Discussão

O discurso aqui apresentado amplia o arcabouço fundacional, avançando nossa compreensão das consideráveis contribuições feitas pela Programação Neurolinguística (PNL), Hipnose e Coaching. Os depoimentos colhidos delineiam significativo crescimento pessoal e profissional, atribuindo esse avanço à aplicação dessas metodologias. Tais estratégias navegam habilmente pelas complexidades psicológicas impostas pelos desafios multifacetados do mundo contemporâneo. A síntese temática dos depoimentos revelou aquisição substantiva de perspicácia comunicativa, aptidão profissional e transformação pessoal.

Alinhados com os esforços acadêmicos anteriores, nossos achados corroboram o papel benéfico da PNL na melhoria do bem-estar psicológico e da proeza profissional (Gray, 2011; Tosey e Mathison, 2003). Este estudo expande a narrativa acadêmica ao evidenciar a aplicação prática desses conjuntos de habilidades em meio aos diversos e prementes desafios globais, fazendo a ponte entre as metodologias de André Percia e os traços necessários de resiliência, adaptabilidade e inovação essenciais em um contexto global em constante mudança.

Na prática, esta pesquisa acentua o potencial da PNL, Hipnose e Coaching não apenas para o aprimoramento pessoal, mas na promoção de uma resposta proativa e ética às questões globais, especialmente aquelas ligadas às mudanças climáticas. Essa percepção torna-se cada vez mais pertinente à medida que o coletivo global se move em direção a modos de vida sustentáveis e ecologicamente responsáveis.

Conclusão e Direções da Pesquisa Futura

Este estudo afirma a influência substancial da PNL, Hipnose e Coaching na propulsão do desenvolvimento individual, equipando as pessoas com as capacidades vitais para enfrentar os meandros da existência moderna. As evidências extraídas dos depoimentos conferem credibilidade a um impacto educacional que transcende a aprendizagem tradicional, engendrando profunda evolução pessoal e profissional. A abordagem pedagógica de André Percia tem sido fundamental para criar um ambiente de aprendizagem transformador propício a esse crescimento.

No entanto, devemos reconhecer as limitações do estudo, principalmente o potencial de viés subjetivo intrínseco aos depoimentos autorrelatados e a ausência de um grupo controle comparativo, limitando a robustez de nossos achados. Além disso, a falta de dados longitudinais restringe nossa capacidade de tirar conclusões firmes sobre os efeitos de longo prazo dessas intervenções educacionais.

Para abordar essas limitações e fundamentar os resultados apresentados, futuros esforços de pesquisa são encorajados a:

1. Realizar estudos longitudinais para verificar a durabilidade e evolução dos resultados após o treinamento.

2. Ampliar o escopo da demografia dos participantes, garantindo uma representação abrangente para sustentar a aplicabilidade global do treinamento.

3. Implementar pesquisas de métodos mistos, integrando dados quantitativos e qualitativos, para produzir uma análise completa do impacto do treinamento.

4. Integrar mecanismos sistemáticos de feedback em futuras iterações de treinamento, utilizando questionários detalhados para coletar sistematicamente dados robustos. Isso facilitará uma compreensão mais granular do efeito do treinamento e permitirá a melhoria contínua do programa com base em evidências empíricas.

5. Executar estatísticas inferenciais para projetar os achados do estudo em populações maiores, oferecendo assim uma visão mais ampla das implicações. Essa extrapolação estatística pode fornecer insights sobre a aplicabilidade mais ampla dos achados e informar a prática em maior escala.

6. Realizar avaliações de confiabilidade e validade dos instrumentos de medida utilizados na pesquisa. Estudos futuros devem confirmar a consistência e a precisão desses instrumentos para garantir que eles estejam realmente medindo os construtos pretendidos.

Notas Metodológicas para Pesquisas Futuras

A estrutura teórica adotada para pesquisas futuras deve estar profundamente enraizada nos princípios da aprendizagem transformadora e da mudança comportamental, consistente com os princípios fundamentais da PNL, Hipnose e Coaching. Essa estrutura fundamental orientará o desenho da pesquisa e a interrogação dos dados.

O modelo teórico da PNL postula que os padrões de linguagem internos e externos dos indivíduos desempenham um papel crucial na formação de sua realidade. Assim, fornece uma lente para a compreensão de como mudanças nos padrões de linguagem e pensamento podem levar a estados mentais e emocionais alterados. Análises futuras de dados qualitativos devem se basear na PNL para dissecar as mudanças nuançadas nas narrativas dos participantes, examinando a correlação entre o uso da linguagem e as mudanças de vida.

A hipnose baseia-se na capacidade de alcançar um estado aprimorado de sugestionabilidade e flexibilidade cognitiva. Como tal, pesquisas futuras devem considerar como os participantes descrevem experiências que podem refletir mudanças no processamento subconsciente, aproveitando a hipnose como uma lente teórica para entender mudanças profundas em atitudes e comportamentos. A teoria do coaching enfatiza o aprimoramento estruturado da agência pessoal e da ação orientada a objetivos. Ele oferece uma estrutura para analisar a jornada dos participantes para alcançar seus objetivos de desenvolvimento. Estudos futuros devem examinar como os princípios do coaching se manifestam no crescimento dos participantes, particularmente olhando para a aprendizagem autodirigida e o alcance de metas como indicadores do impacto do coaching.

Essa fundamentação teórica tripartite não apenas apoiará o desenho de pesquisas futuras, mas também garantirá uma lente abrangente para a interpretação de novos dados. Ele orientará a agenda de pesquisa futura, endossando uma abordagem diversificada para avaliar a eficácia e o impacto dessas modalidades na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de adultos.

Uma estratégia metodológica integrativa que combine a profundidade da investigação qualitativa com a precisão da análise quantitativa oferecerá uma compreensão mais completa das intervenções educacionais sob escrutínio. Essa abordagem dupla aspira a construir uma ponte robusta ligando evidências anedóticas com dados empíricos, reforçando a validade dos programas de treinamento em PNL, Hipnose e Coaching. Tal aprimoramento metodológico contribuirá significativamente para o campo, abordando as necessidades educacionais complexas e em evolução dos adultos no século XXI. Apoiará a criação de uma estrutura rigorosa e baseada em evidências para uma educação transformadora, fundamental para responder às demandas multifacetadas enfrentadas pelos alunos hoje. Ao adotar esse rigor metodológico, pesquisas futuras podem produzir resultados que não apenas ressoam com experiências individuais, mas também resistem ao escrutínio da validação empírica.

Embora o estudo atual forneça insights valiosos sobre o impacto da PNL, hipnose e coaching, há uma diretriz clara para pesquisas futuras para estabelecer uma base empírica mais substancial. Por meio da adoção de uma abordagem de métodos mistos, pesquisas futuras podem fornecer uma compreensão mais matizada e abrangente de como essas modalidades educacionais funcionam em ambientes reais e contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional sustentado.

Ao abraçar esse desafio, as investigações subsequentes não apenas elevarão o discurso acadêmico em torno dessas práticas transformadoras, mas também fornecerão orientação pragmática para os praticantes. O objetivo é forjar um caminho onde as estratégias educacionais não sejam apenas informadas pelas vozes daqueles a quem procuram servir, mas também sejam continuamente refinadas por meio de abordagens rigorosas e baseadas em pesquisa. Esse é o caminho que promete destravar todo o potencial dos aprendizes adultos e, por extensão, enriquecer a tapeçaria da sociedade na totalidade.

Os insights derivados deste estudo trazem implicações significativas para a prática da PNL, Hipnose e Coaching. Como tal, estendemos recomendações direcionadas para profissionais dentro desses domínios, visando aumentar a eficácia de seu trabalho.

1. Os profissionais são encorajados a incorporar práticas reflexivas, usando sessões de debriefing estruturadas pós-intervenção para facilitar insights mais profundos tanto para o profissional quanto para o cliente. Essa abordagem é apoiada pelo participante ‘A’, que observou: “Refletir sobre as sessões me ajudou a integrar o aprendizado mais profundamente em minha vida diária”.

2. O desenvolvimento profissional contínuo deve ser prioritário, incluindo formação avançada e consulta entre pares, para se manter alinhado com as metodologias em evolução e as necessidades dos clientes.

3. Estabelecer mecanismos estruturados de feedback para reunir as experiências e resultados dos clientes pós-intervenção. Como o participante ‘E’ expressou: “A oportunidade de dar feedback me fez sentir mais envolvido em meu próprio processo de mudança”.

4. A transparência ética deve ser uma pedra angular da prática. No presente estudo, o consentimento informado foi meticulosamente obtido e a confidencialidade foi mantida, ressaltando o compromisso ético com o bem-estar dos participantes.

5. Os profissionais devem se esforçar para comunicar conceitos e processos em uma linguagem acessível, evitando jargão que possam alienar ou confundir os clientes. Essa clareza da comunicação tem sido observada como fundamental para promover o engajamento e a compreensão dos participantes.

As narrativas dos participantes foram fundamentais para moldar os achados deste estudo, oferecendo uma tapeçaria vívida de experiências individuais. Por exemplo, o participante ‘J’ afirmou: “O processo de coaching foi um farol durante um período tumultuado da minha carreira, guiando-me para um lugar de maior confiança e clareza”. Tais depoimentos ressaltam as realidades vividas por trás dos dados e devem ser utilizados para informar e humanizar a prática.

Na divulgação dos resultados, tem sido primordial articular os insights de uma maneira que ressoe com um público diverso. A lucidez da apresentação e o esforço para desmistificar termos complexos permitem aumentar o engajamento do leitor, convidando as comunidades acadêmica e profissional para o discurso.

Em conclusão, este estudo, através da exploração de 22 depoimentos, abre caminho para uma compreensão e prática fortificadas da PNL, Hipnose e Coaching. É um convite aos profissionais para se engajarem com essas descobertas e integrá-las em suas metodologias, avançando assim o potencial transformador dessas modalidades. À medida que o campo continua a evoluir, cabe aos profissionais e pesquisadores promover um ambiente de aprendizado contínuo, integridade ética e comunicação aberta, garantindo que a jornada de desenvolvimento pessoal e profissional seja impactante e eticamente sólida.

Embora o presente estudo seja qualitativo, as análises quantitativas hipotéticas discutidas são propostas como recomendação para estudos futuros para melhorar a compreensão empírica dos efeitos do treinamento com PNL.

Para criar um questionário abrangente e consistente com as discussões anteriores e abordagens metodológicas discutidas, e para garantir que ele sirva como um instrumento eficaz para a pesquisa futura pretendida, vários fatores precisam ser considerados. Esse instrumento teria como objetivo captar os aspectos quantitativos e qualitativos das experiências de indivíduos que passaram por treinamento em PNL, Hipnose e Coaching.

Desenho do questionário

O questionário a seguir é elaborado para avaliar rigorosamente o impacto do treinamento em Programação Neurolinguística (PNL), Hipnose e Coaching. Capta um espectro de respostas, fornecendo insights sobre o desenvolvimento pessoal e profissional pós-treinamento. Por meio de perguntas estruturadas e prompts abertos, tem em vista extrair as sutilezas das experiências dos participantes e fornecer um conjunto de dados robusto para uma análise abrangente. Além de atender às necessidades imediatas de pesquisa, este questionário também é elaborado para promover a colaboração com outros pesquisadores e institutos, contribuindo para um corpo maior de pesquisas que refinarão e aprimorarão as práticas em PNL, Hipnose e Coaching.

1. Informações demográficas

  — Faixa Etária: ____

   — Gênero:____

   — Ocupação:____

   — Nível de Escolaridade: ____

   — Duração desde a conclusão do último treinamento: ____

2. Experiência com Modalidades

— Em qual das seguintes modalidades você já recebeu treinamento? (Selecione todas as opções aplicáveis.)

 – [ ] PNL

 – [ ] Hipnose

 – [ ] Coaching

— Por favor, avalie sua satisfação geral com o(s) treinamento(s) que você recebeu.

 — Muito insatisfeito

 — Insatisfeito

 — Neutro

 — Satisfeito

 — Muito satisfeito

3. Avaliação de impacto

— Em uma escala de 1 (nada) a 5 (extremamente), como você classificaria o impacto do treinamento em seu desenvolvimento pessoal?

 — Na mesma escala, como você classificaria seu impacto no seu desenvolvimento profissional?

4. Mecanismo de Feedback

— Como você sente que o treinamento influenciou sua resiliência, adaptabilidade e habilidades de resolução de problemas para enfrentar os desafios contemporâneos?

Coleta de dados qualitativos

— Descreva uma mudança significativa que você notou em sua vida pessoal ou profissional após o treinamento.

— Você pode compartilhar um caso específico em que aplicou as habilidades ou conhecimentos adquiridos com o treinamento?

5. Acompanhamento Longitudinal

— Você estaria disposto a participar de estudos de acompanhamento para avaliar o impacto a longo prazo do treinamento?

 — Sim

 — Não

— Em caso afirmativo, favor fornecer detalhes de contato para correspondência de pesquisa futura: ____

Considerações éticas

Para garantir a integridade ética desta pesquisa, serão incorporadas as seguintes medidas:

— Consentimento Informado: Antes do preenchimento do questionário, os participantes receberão informações detalhadas sobre o objetivo do estudo, a natureza de seu envolvimento e o tratamento de seus dados. Eles serão convidados a consentir em participar nessas condições.

— Confidencialidade: Os participantes terão a garantia de que todas as respostas são confidenciais. Os dados serão anonimizados, sem identificação pessoal incluída em quaisquer relatórios ou publicações resultantes desta pesquisa.

  — Direito de Retirada: Os participantes serão informados de seu direito de desistir do estudo a qualquer momento, sem quaisquer consequências adversas.

— Proteção de dados: os dados coletados serão armazenados de forma segura e só estarão acessíveis à equipe de pesquisa. Será utilizado exclusivamente para os fins deste projeto de pesquisa.

Design de Pesquisa Colaborativa

Reconhecendo o valor dos esforços colaborativos na pesquisa acadêmica, este questionário foi projetado para servir como uma ferramenta para um projeto de pesquisa mais amplo, potencialmente envolvendo vários colegas e institutos. Para facilitar isso:

— Formato normalizado: O questionário será concebido num formato normalizado que pode ser facilmente administrado em diferentes contextos e populações.

— Coleta Colaborativa de Dados: Convidamos outros pesquisadores e instituições a participar da coleta de dados como parte de um esforço conjunto para explorar a eficácia da PNL, Hipnose e Coaching. Os dados recolhidos contribuirão para uma base de dados centralizada para uma análise exaustiva.

— Rede de Pesquisa: Será criada uma rede para pesquisadores e instituições participantes para facilitar a comunicação, o compartilhamento de dados e a publicação dos resultados, garantindo que todos os colaboradores sejam devidamente reconhecidos.

Convite de Colaboração em Pesquisa

Para ampliar o escopo e a profundidade de nossas pesquisas, fazemos um convite a colegas pesquisadores e instituições interessadas em contribuir com essa importante empreitada. Ao reunir nossos recursos e experiência, podemos melhorar coletivamente nossa compreensão dos efeitos transformadores da PNL, Hipnose e Coaching, e seus papéis no desenvolvimento pessoal e profissional.

Se você ou sua instituição estiver interessada em participar deste projeto de pesquisa colaborativa, entre em contato conosco para discutir como podemos trabalhar juntos. Nosso objetivo é criar um estudo robusto e multifacetado que informe a prática e contribua para o corpo de conhecimento nesses campos dinâmicos.

REFERÊNCIAS:

Albrecht, G., Sartore, G. M., Connor, L., Higginbotham, N., Freeman, S., Kelly, B., … & Pollard, G. (2007). Solastalgia: The distress caused by environmental change. Australasian Psychiatry, 15(sup1), S95-S98.

Bandler, R., & Grinder, J. (1975). The Structure of Magic I: A Book about Language and Therapy. Palo Alto, CA: Science and Behavior Books.

Bandler, R., & Grinder, J. (1979). Frogs into princes: neuro-linguistic programming. Moab, UT: Real People Press.

Carvalho, A. P. de (1992). A study of thirteen Brazilian poltergeist cases and a model to explain them. Journal of the Society for Psychical Research, 58, 302-313.

Carvalho, A. P. de, & Do Amaral, C. E. G. (1994). Mediumship, psychodynamics, and ESP: the case of Cristina. Journal of the Society for Psychical Research, 60, 29-37.

Clayton, S., Manning, C., & Hodge, C. (2020). Mental health and our changing climate: Impacts, implications, and guidance. Washington, DC: American Psychological Association.

Doherty, T. J., & Clayton, S. (2011). The psychological impacts of global climate change. American Psychologist, 66(4), 265-276.

Gifford, R. (2011). The dragons of inaction: Psychological barriers that prevent us from acting on climate change. American Psychologist, 66(4), 290-302.

Gray, R. M. (2011). Neurolinguistic programming and its potential for teacher development. Journal of Educational Administration and History, 43(3), 293-306.

Grinder, J., & Bostic St. Clair, C. (2001). Whispering in the wind. CA: J & C Enterprises.

Lunstad, J., Smith, T. B., & Layton, J. B. (2010). Social relationships and mortality risk: A meta-analytic review. PLoS Medicine, 7(7), e1000316.

Kegan, R., & Lahey, L. L. (2009). Immunity to Change: How to Overcome It and Unlock the Potential in Yourself and Your Organization. Harvard Business Press.

Piketty, T. (2014). Capital in the Twenty-First Century. Harvard University Press.

Reinhart, C. M., & Rogoff, K. S. (2009). This Time Is Different: Eight Centuries of Financial Folly. Princeton University Press.

Sturt, J., ali, S., Robertson, W., Metcalfe, D., Grove, A., Bourke, L., & Bridle, C. (2012). Neurolinguistic programming: A systematic review of the effects on health outcomes. British Journal of General Practice, 62(604), e757-e764.

Tosey, P., & Mathison, J. (2003). Neuro-linguistic programming and learning theory: A response. The Curriculum Journal, 14(3), 371–388.

United Nations Development Programme (UNDP). (2016). Human Development Report 2016: Human Development for Everyone. New York, NY: UNDP.

Wake, L., gray, R. M., & Bourke, F. G. (2013). The effectiveness of neurolinguistic programming: A critical appraisal. Psychology of Consciousness: Theory, Research, and Practice, 20(4), 215–225.

Whitworth, L., Kimsey-House, H., & Sandahl, P. (2007). Co-Active Coaching: New Skills for Coaching People Toward Success in Work and Life. Nicholas Brealey Publishing.

World Health Organization (WHO). (2020). WHO Coronavirus Disease (COVID-19) Dashboard. Retrieved from [WHO website].

Yapko, M. D. (2012). Trancework: An Introduction to the Practice of Clinical Hypnosis. Routledge.

APÊNDICE:

Depoimentos:

“Registaram-se substanciais evoluções e desenvolvimentos pessoais, o conhecimento transmitido por André Percia, juntamente com a sua ética profissional, torna os seus programas de formação nitidamente superiores e verdadeiramente transformadores.”

(GL, NLPP, HP)

“1. Como André comunica seus conhecimentos aumentaram minhas habilidades comunicativas e facilidade de construção de relacionamento.2. As suas capacidades didáticas exemplares permitiram-me discernir padrões linguísticos.

3. A clareza e o compromisso que ele demonstra são contribuições monumentais para o enriquecimento da PNL, tanto no Brasil quanto internacionalmente.”

(AC, PNLP)

“Os cursos de PNL e Hipnose oferecem uma ampla gama de ferramentas, dando aos alunos a liberdade de selecionar as mais adequadas para cada situação, permitindo assim uma abordagem multifacetada para a resolução de problemas. Além disso, cada ferramenta é equipada não com uma única técnica, mas com um conjunto de técnicas de PNL para amplificar a potência do processo.

Tendo participado de outros treinamentos de PNL, o que se destacou nos métodos e ferramentas de André foi a ênfase na Intenção Positiva como um elemento essencial para ser conscientemente integrado.”

(NL, PNLP)

“André Percia incorpora extensivamente a linguagem hipnótica ao longo do treinamento, o que promove experiências profundas de aprendizado. Além disso, fornece abundantes materiais complementares que facilitam a aplicação de técnicas.

Ele também traz uma riqueza de experiência para ajudar com as perguntas que nós, como estudantes, colocamos.”

(PB, NLPP, HP)

“Em relação aos cursos que fiz com o André…

O que mais me impressionou foi: tornar o conhecimento acessível, viável e simples. Ele é, sem dúvida, um grande facilitador. A simplicidade e a franqueza ele mantém, mantendo o conteúdo de alto padrão. A capacidade de aproveitar e amplificar o melhor dos alunos e suas habilidades, criando algo novo no curso em andamento.”

(DL, NLPP, NLPMP, NLPT)

“1-Domínio do conhecimento.

2 — Clareza na explicação.

3 — Transmite segurança e confiança aos alunos.”

(EF, NLPP, HP)

“André Percia, através de sua competência e competência, transmite presença em seus ensinamentos. O conteúdo de seu curso é inigualável, e sua excelência incute nos alunos uma sensação de segurança e motivação para se dedicar e praticar o que é ensinado.

Em todos os cursos que fiz com o André Percia, ele entrega tudo o que promete e depois alguns. É evidente que sua preocupação é formar profissionais altamente qualificados. O conteúdo do curso é sempre de alta qualidade e, como instrutor, ele direciona as técnicas e experiências do curso para ter um impacto significativo na vida dos alunos, garantindo que eles primeiro experimentem os efeitos das técnicas e conteúdos em si antes de usá-los profissionalmente para impactar os outros.”

(AL, NLPP, NLP MP, HP)

“Foi uma honra participar do treinamento internacional de praticantes de PNL. André possui domínio no que chamo de ‘desenvolvimento 3D’: Domínio, Didática e Direção.

Seu domínio do conteúdo fica evidente nas minúcias. Didática em diversos cenários sobre como aplicar as técnicas.

Direção e maturidade no entendimento de quando e como utilizar cada ensinamento. Uma formação que gera uma transformação genuína.”

(IR, NLPP, NLP MP, HP)

“Significativa evolução e desenvolvimento pessoal, O conhecimento transmitido por André Percia e sua ética profissional tornam suas formações distintamente eficazes e genuinamente diferentes.”

(GL, PNLPP, C)

“O curso de Practitioner em PNL ministrado pelo André Percia conseguiu alterar minha mentalidade em várias frentes…

Agora consigo analisar tudo o que vejo, ouço e sinto! Agora posso reconhecer o aprendizado à medida que ele ocorre, o que me permite abrir ou fechar para as experiências da vida, dando-me a oportunidade de atribuir o significado que desejo.

Posso compreender as conversas com clareza, discernindo se estamos em sintonia e, por meio de pistas de acesso, posso detectar muitos insights internos e, em várias situações, aumentar a utilidade das discussões e reuniões de trabalho.

Não consigo imaginar meu cotidiano desprovido de PNL agora. O que mais me fascinou foi o alinhamento dos níveis neurológicos, pela capacidade de transformação que me proporcionou, e a análise de todas as minhas ações, passadas, presentes ou futuras!

Gratidão pelos ensinamentos, e espero ansiosamente realizar o Mestrado em PNL para aprofundar ainda mais essas experiências vividas a partir do nível de Praticante!”

(FF, PNLP)

“André Pércia demonstra uma comunicação clara e direta, uma abordagem prática e sua notável experiência em PNL, proporcionando uma experiência de aprendizado envolvente e altamente especializada para nós, eu e meu marido.”

(BG, PNLP)

“Quero compartilhar com todos: três coisas, ou mais ISSO, fizeram a diferença na minha vida, com o curso de PNL ministrado pelo André Percia, que me fez expandir mentalmente.

1) Sobre o tempo e como estou aproveitando meu tempo aqui, sabendo que tudo passa, e eu não sou dono de nada. Como posso ser melhor do que ontem, e buscar o melhor em mim, sem medo de errar, ou mesmo de errar. 2) Sobre quem sou e no que acredito – basicamente não sou nada e posso ser tudo, depende de como me vejo e como intensifico isso dentro de mim e no universo. É poder dar um novo significado a tudo o que penso, sinto, vejo, é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!

3) RELAXE em qualquer momento, espaço, momento ou situação que se apresente, respire, reflita, vá além, queira mais, ouse mais. Encher meu ser de boas energias que atraem coisas novas e coisas novas, novas pessoas e novas pessoas, permitindo que eu me permita alcançar mais um passo de crescimento. Eu poderia descrever coisas e coisas. MAS… o mais importante, SABER que tudo está ao meu alcance quando eu quiser, e isso pode me levar a resultados surpreendentes. Obrigado, André”.

(MAL, PNLP)

“Quero compartilhar um pouco da minha experiência com o treinamento de PNL no Instituto Sensorial e com o professor André Percia. Minha experiência foi maravilhosa em todos os sentidos, tive um treinamento em PNL, mas o que fiz com o André abriu várias portas na minha mente e nos meus negócios. Três coisas muito significativas que ocorreram durante esse processo foram: destravando minha mente para vendas, comecei a entender a fundo uma comunicação assertiva adequada ao meu perfil para vender mais. O segundo fator foi a minha mudança interna em lidar com relacionamentos pessoais desafiadores que tiveram reflexos em outras áreas da minha vida. E, por fim, aprender realmente a aplicar técnicas de PNL com mais confiança e eficácia em outras pessoas e no meu método de aprendizagem para adolescentes.”

(RLA, PNLP)

“Boa noite! Quero partilhar uma experiência que para mim é muito importante, já utilizei algumas técnicas ao nível da prática real, porque ao aplicar a técnica acabo por esquecer o meu desafio, sendo algo que ainda dói muito! Eu só tenho medo de me tornar um chato na PNL! Gratidão!”

(VG, PNLP)

“Gostei muito das meditações feitas no curso. Uso algumas metáforas e comandos com meus filhos em casa e usei com meus alunos de catecismo, apliquei técnicas ao meu marido. E tenho autoaplicado algumas técnicas com ótimos resultados.”

(AS, PNLP)

“André Percia consegue se comunicar comigo e com os outros (perceber o estado da pessoa não apenas por meio de pistas verbais). Ele tem a habilidade de ajudar uma pessoa a mudar seu estado indiretamente. Ele é hábil em angariar recursos para a mudança. Ele auxilia na identificação de crenças limitantes e modificá-las-além de ajudar a construir crenças empoderadoras. Ele ajuda a ‘contar sua história pessoal’ de uma forma diferente, mais gentil e justa, reconhecendo recursos! Mudar de perspectiva faz toda a diferença!”

(JHH, PNLP)

“Todos os meus treinamentos na área de desenvolvimento humano foram conduzidos pelo André, e os pontos de destaque são os seguintes:

1 — Didática: Você, André, é extremamente didático ao ensinar PNL, Hipnose, Coaching, enfim, todas as informações que você passa são feitas de forma clara e específica, mostrando o seu total domínio dos assuntos, deixando claro que você alcançou o domínio.

2 — Experiência com as ferramentas: tudo que você me ensinou sempre foi muito claro que você aplicou em sua carreira como Master Trainer, Psicóloga Clínica, o que traz mais veracidade e especialização em sua liderança, as famosas ‘dicas que não encontraremos em nenhum outro lugar’ que você me trouxe como aluno sempre me ajudou. 3 — Amor pelo que faz: talvez esse seja o ponto mais abstrato de todos, afinal, o que define o amor?

Todo mundo vê de uma forma diferente, porém, dentro do que acredito ser amor, seu método de ensino se encaixa em todos os critérios, você fala carinhosamente sobre os encontros com o Bandler, sobre o que você poderia aprender com isso, você nunca sonegava informações, você sempre nos trouxe o melhor do que você ama.

Em resumo, é isso, agora se eu fosse dar um depoimento, 100% pessoal não caberia aqui ha-ha-ha, talvez o André você não saiba, mas modelando você e a admiração que construí por você, ainda mais depois que o Treinador salvou minha vida pessoal e profissional, aonde quer que eu vá, seja como treinador e no futuro talvez um master trainer. Nunca deixarei de mencionar você, assim como você menciona os encontros com Bandler menciono meus encontros com André. Gratidão por tudo”.

(JHV, NLPP, NLPM)

“O Prof. André Percia tem uma incrível capacidade de integrar o domínio intelectual cirúrgico de seus conhecimentos com a didática envolvente e a prática de técnicas eficazes. Suas habilidades como instrutor são únicas. Conhecendo muitos professores no Brasil e alguns no exterior, ainda não encontrei nenhum professor que pudesse superá-lo nos aspectos acima mencionados.

1 — Usar PNL e linguagem Ericksoniana no dia a dia (foi extremamente transformador) 2 — Liberdade e eficiência na comunicação com André e a equipe, tornaram o treinamento muito mais eficiente e humano 3 — Desenvolvi bastante confiança para usar a PNL na clínica.”

(JHV, NLPP, NLPM)

“André é uma inspiração, alguém que devemos modelar porque desenvolveu uma conexão impressionante e harmoniosa entre Programação Neurolinguística, Hipnose e Coaching, tudo no mesmo processo.

Os cursos do André têm a garantia de serem de qualidade muito acima da média, por ser um profissional de ponta, altamente qualificado, com altíssimo nível de conhecimento, comprometimento, generosidade, ética, e muito importante são suas incríveis qualidades humanas e doações, além da flexibilidade que ele permite aos alunos, o que é louvável.

Destaca-se como traz o melhor de várias escolas e agrega tudo o que sabe, devido à sua vasta experiência prática, robustez científica, capacidade de inovação, busca constante de evolução, bem como sua dedicação.

Mas também, a fundamentação teórica, as habilidades diagnósticas avançadas, onde ele nos ensina a ler o cliente em um nível muito profundo, raciocínio clínico, pensamento estratégico amplo, mas também pedagogia, didática e prescrição, e uma série de outros conhecimentos de desenvolvimento humano, que nos permitem trabalhar em nós mesmos e trabalhar com clientes de forma eficiente e eficaz.

Conhecimento e Desenvolvimento Individual

Evolução Pessoal e Sucesso

Comunicação Interpessoal”.

(NA, NLPP, NLPM, NLPT, C, MC, HP, HM)

“1) Professor: O professor André Percia está 100% presente no curso, ou seja, sua atenção, foco é direcionado aos alunos, sempre disponível para dúvidas, comentários. Ele faz cada pergunta importante, tornando o ambiente amigável, deixando todos muito confortáveis. O acesso ao professor também é muito facilitado. Além de muito didático, ele entrega todo o seu conhecimento sem ressalvas, tornando sua credibilidade ainda maior. E por ter amplo conhecimento do conteúdo, seu curso se torna único.

2) Conteúdo: O conteúdo oferecido nos cursos do professor André é o mais amplo que já presenciei. Ele traz vários autores, várias técnicas e tudo isso é oferecido de forma didática e ainda requer muitas horas de prática. É certo que o aluno aprenderá e adquirirá o manejo das técnicas.

3) Material: O material oferecido nos cursos é muito organizado. Além das teorias apresentadas com referências, todas as técnicas apresentadas têm seu passo a passo didaticamente descrito. Não só os manuais são oferecidos, mas também livros e até recomendações de livros. Outro ponto importante do material são os vídeos com demonstrações de técnicas elaboradas pelo próprio professor que facilitam muito o estudo pelos alunos.

Os cursos ministrados pelo professor André Percia são excelentes e de altíssima qualidade!”

(AH, NLPP, NLPM, NLPT, HP, HM)

“O André tem uma excelência no ensino. O amor e o cuidado com que ministra o curso é algo que faz com que cada aluno se esforce para dar uma resposta melhor.

André conduz cada explicação e dá aos alunos a oportunidade de vivenciar cada técnica, garantindo assim que o aprendizado seja totalmente absorvido por cada um.

Cada curso que tive a oportunidade de fazer com o André foi uma experiência única de grande crescimento e evolução pessoal”.

(MM, NLPP, HP)

“Olá, boa tarde.

Nos cursos que fiz com o André, gostei especialmente da humanidade com que ele trata o processo terapêutico, da gentileza e da confiança na aplicação das técnicas, do mergulho interno que ele nos proporciona em cada diálogo, e pelo respeito à correção dos conhecimentos passados pelos mestres e pelo foco no trabalho de realização do ser humano. Obrigado.

Para fazer um depoimento sobre os cursos do André Percia, é preciso primeiro falar sobre o que me levou a fazer PNL e ao escolher o André Percia.

Sou psicóloga há 43 anos. Qualquer curso que eu faça, na área psicoterápica, é importante que esse curso seja ministrado por um profissional que também tenha essa formação. O desejo de fazer um curso de PNL surgiu devido ao retorno insatisfatório dos resultados nas terapias que processei, principalmente no que se refere ao tempo de respostas positivas no processo. Após leituras e muitos vídeos, o processo de PNL me atraiu muito. Foi aí que comecei a procurar o melhor curso e o melhor professor.

Cheguei ao André Percia, após ver algumas dezenas de vídeos e cursos disponíveis no Brasil. E, com a constatação de que ele também tinha formação em Psicologia, comecei a assistir vários vídeos dele que estão disponíveis em seu canal no YouTube, tanto de técnicas aplicadas quanto de aulas específicas sobre metodologia. Meu primeiro objetivo ao me inscrever no primeiro curso era “testar” se a técnica funcionava em alguns desafios pessoais, e já comecei a autoaplicar uma técnica que estava disponível em seu canal sobre como lidar com um medo de voar que durava 25 anos. Fiz isso por 1 mês antes de viajar para fazer seu primeiro curso que foi em outra cidade distante da minha, que realizei com calma e consolidei logo no primeiro dia de aula do curso de PRACTITIONER em PNL – Este curso foi a base para me dar as habilidades e me apropriar da fundamentação teórica e operacional de “como” funcionamos estruturalmente e como essa estrutura pode ser modificada de forma consciente e eficaz. A metodologia de André Percia foi (e é) essencial para nos apropriarmos desses conceitos e funcionamento do nosso cérebro e do nosso corpo. A dinâmica das aulas obedece a várias etapas, desde o conceito, a apresentação da experiência, a aplicação em outro colega e a apresentação das dúvidas sobre essa dinâmica. Essa mesma metodologia é um diferencial nos cursos da André Percia, o que possibilita e desenvolve confiança para desenvolvermos nossa capacidade na aplicação e desenvolvimento da PNL.

DEPOIS DESSE PRIMEIRO CURSO, FIZ TODOS OS OUTROS QUE O ANDRÉ PERCIA DISPONIBILIZOU, PARA ME QUALIFICAR E ME TORNAR APTO A ME DESENVOLVER DENTRO DA PNL.

COACHING – Neste curso, formei habilidades para lidar com projetos específicos de cada cliente integrados com suas personalidades e habilidades. O diferencial de André Percia é trazer a PNL para o COACHING, o que a diferença de outros processos baseados em questionários não relacionados e despersonalizados. No processo de André Percia, cada cliente é único e seu processo individualizado, agregando às suas estratégias individuais.

MASTER COACHING – Nesse processo, expandimos o trabalho para um grupo específico, capacitando esse grupo e alinhando cada pessoa individualmente com seus pares e a organização que é seu alvo. Isso é feito de forma humanizada e coerente.

MESTRADO EM PNLP – Aqui é realmente onde damos um salto em COMO fazemos PNL. Nossa capacidade é desenvolvida para ver nosso cliente e capacitá-lo a expandir seu potencial de mudança, identificando dentro dele PARA ONDE SE MOVER E COMO SE MOVER em si para alcançar o resultado que sempre quis, mas não sabia como ou para onde se mover. Lidar com suas emoções e poder transformá-las torna-se libertador. E, André Percia, com seu olhar e sua especialização, nos transmite, como alunos, essa capacidade e segurança de detectar e agir com o cliente onde está a chave para o processo acontecer.

HIPNOSE – Este curso, baseado nas teorias de Milton Erickson, se encaixa perfeitamente com as teorias e procedimentos da PNL. A PNL até “explica” alguns dos processos desenvolvidos por Erickson. E André Percia ensinou isso de uma forma elegante em que o cliente mais resistente à hipnose não percebe o processo separado da terapia. E a mudança acontece naturalmente.

FORMADOR – Neste curso, as habilidades de um palestrante são desenvolvidas naturalmente e nos deixam confiantes em compartilhar o conteúdo que adquirimos com quem deseja. André Percia, em sua generosidade, sendo uma de suas marcas, compartilha com seus alunos uma de suas marcas mais fortes, a de sua excelência em comunicação e carisma pessoal.

ASSISTENTE – Não poderia deixar de chamar a atenção para a minha experiência como ASSISTENTE do André Percia, e o enorme diferencial que isso fez na minha habilidade com PNL e como terapeuta. Rever os conteúdos como ASSISTENTE me deu a oportunidade de melhorar meu desempenho. E a atenção que André Percia dá a quem tem vontade e interesse em aprender faz dele um profissional completo e diferenciado.

Minha vida mudou completamente depois de todos os ensinamentos”.

CC, NLPP, NLPMP, NLPT, C, CM, HP, HM

“1. Você é o que você ensina. A facilidade com que você ensina e a habilidade que você exercita em PNL e linguagens técnicas são fantásticas.

2. A praticidade nos exercícios, mesmo algo que parecia confuso, ao colocá-lo em prática, foi possível ver a transformação acontecendo.

3. Não economiza nas respostas, entrega muito conteúdo dentro e fora da sala de aula”.

VA, NLPP, NLPMP, NLPT

“*1. Especialização e Referências de Qualidade: * André Percia é reconhecido como um dos maiores profissionais em suas áreas de atuação, PNL, Hipnose e Coaching, tanto no Brasil quanto internacionalmente. Sua capacidade de buscar conhecimento nas principais fontes da área permite que seus alunos também tenham acesso a um aprendizado rico e profundo. Essa conexão com as melhores práticas e teorias torna o conteúdo do curso excepcionalmente valioso.

*2. Metodologia Prática e Acadêmica: * Como Percia conduz seus cursos é marcante pela abordagem prática e objetiva, sem descuidar do rigor acadêmico. Essa combinação facilita a compreensão e aplicação dos conceitos pelos alunos, tornando o aprendizado mais efetivo e motivador. A extensão e a profundidade do conteúdo do curso demonstram que não são meras introduções à PNL, mas imersões sérias que exigem dedicação para a formação de profissionais competentes.

*3. Acessibilidade e Profissionalismo: * Outro ponto forte é a acessibilidade do André. Sua abordagem acolhedora e disponível torna o processo de aprendizagem ainda mais agradável e eficiente. A proximidade com o instrutor, aliada ao seu evidente profissionalismo, não só facilita a absorção do conhecimento, como também inspira os alunos a perseguirem os seus objetivos profissionais com paixão e determinação.

Em síntese, o curso ministrado por André Percia destaca-se por integrar uma sólida base teórica com a prática aplicada, orientado por um profissional renomado e acessível, contribuindo significativamente para a formação de especialistas qualificados.

Com ele, me tornei hipnoterapeuta, palestrante e coach.”

NS HP, C, MC

“Tive a honra de me formar como Master Practitioner em PNL pela EBPNL com o nosso querido mestre André Percia!

Tanto conhecimento!

André encanta em suas aulas por pelo menos 3 motivos:

— Sua paixão pela PNL transborda, e isso nos contagia.

— Ele sempre traz o melhor e o mais novo da PNL, na prática, sem se ater a um nome ou outro, com tanto conhecimento que ele tem, torna-se possível nos ensinar o melhor de cada linha e vertente da PNL.

— André sempre contribui além do conteúdo programático proposto, com preciosas recomendações de leitura e conteúdo”.